Pedi ajuda a um amigo meu,
Luís Martins, para nos ajudar a entender a importância de existir um planeamento ao nível do Internet Marketing nas empresas. O Luís é owner e partner da
TWO, uma empresa de consultoria Webmarketing. Eis o artigo dele! Obrigado Luís.
O Planeamento de Webmarketing nas Empresas
Desde 2006 que o investimento em marketing online começa a assumir maior protagonismo nas contas de grandes empresas no mercado nacional. Acções de marketing directo via mobile, programas de CRM ou de motivação são hoje tão ou mais importantes que o investimento em publicidade nos meios tradicionais.
Dada esta tendência e os cortes de investimentos decorrentes da actual situação nos mercados financeiros, o
planeamento do marketing online é hoje uma necessidade para todos os profissionais de marketing.
A primeira dificuldade neste planeamento prende-se com a percepção do universo de possibilidades presentes no marketing online, muita das vezes limitada à experiência do profissional ou às sugestões da agência de meios online. Novos processos e técnicas podem ser avaliados em
http://www.webaward.org/ ou em
http://www.internet.com/.
A análise de novos formatos deve ser realizada não apenas numa perspectiva de comunicação, mas igualmente a nível tecnológico. Este trabalho híbrido facilitará a ponte entre a área técnica da empresa e o trabalho de marketing, para além de permitir identificar barreiras iniciais à integração dos dados da empresa, compatibilidade entre sistemas e as melhores relações preço/qualidade.
O
primeiro passo do planeamento de webmarketing passa por
transvasar os objectivos do plano de marketing para a web. Este alinhamento com toda a dimensão tradicional do marketing é fundamental, pois só este torna eficaz o trabalho de marketing dentro da empresa. Uma característica específica do webmarketing é a sua mensurabilidade – assim, devem ser criadas as métricas de sucesso para cada objectivo.
O
segundo passo do planeamento de webmarketing passa pela
adaptação da estratégia do plano de marketing aos objectivos do webmarketing e pela selecção de meios online para alcançar estes e comunicar da forma mais directa possível ao nosso público-alvo. A web é o único canal de comunicação em que, para além de encontrarmos os nossos potenciais clientes pulverizados em comunidades, categorias de directório e noutras formas micro-segmentadas de presença online, é igualmente o único canal onde cada utilizador manifesta as suas necessidades proactivamente através de ferramentas como motores de busca ou inteligências artificiais.
O
terceiro passo do planeamento de webmarketing, e talvez o mais importante, passa pelo
estabelecimento de mecanismos de controlo e de procedimentos correctivos. Como em todos os processos dentro da empresa (produtivo, logístico, comercial), também no marketing e particularmente no webmarketing podem ocorrer desvios. Cada desvio deve ser identificado e compensado, utilizando softwares de acompanhamento operacional ou, inclusivamente, as próprias métricas inicialmente criadas, de forma a orientar a comunicação da empresa para os objectivos desejados.
A interacção com outros canais de comunicação, bem como o manancial de informação que cada ano gera para a actividade de marketing, faz com que a importância do webmarketing cresça exponencialmente nos próximos anos – e com ela, a necessidade de profissionais estruturados na WWW.