É importante ter um Plano de Internet Marketing?

, 12/11/08

Pedi ajuda a um amigo meu, Luís Martins, para nos ajudar a entender a importância de existir um planeamento ao nível do Internet Marketing nas empresas. O Luís é owner e partner da TWO, uma empresa de consultoria Webmarketing. Eis o artigo dele! Obrigado Luís.

O Planeamento de Webmarketing nas Empresas

Desde 2006 que o investimento em marketing online começa a assumir maior protagonismo nas contas de grandes empresas no mercado nacional. Acções de marketing directo via mobile, programas de CRM ou de motivação são hoje tão ou mais importantes que o investimento em publicidade nos meios tradicionais.

Dada esta tendência e os cortes de investimentos decorrentes da actual situação nos mercados financeiros, o planeamento do marketing online é hoje uma necessidade para todos os profissionais de marketing.

A primeira dificuldade neste planeamento prende-se com a percepção do universo de possibilidades presentes no marketing online, muita das vezes limitada à experiência do profissional ou às sugestões da agência de meios online. Novos processos e técnicas podem ser avaliados em http://www.webaward.org/ ou em http://www.internet.com/.

A análise de novos formatos deve ser realizada não apenas numa perspectiva de comunicação, mas igualmente a nível tecnológico. Este trabalho híbrido facilitará a ponte entre a área técnica da empresa e o trabalho de marketing, para além de permitir identificar barreiras iniciais à integração dos dados da empresa, compatibilidade entre sistemas e as melhores relações preço/qualidade.

O primeiro passo do planeamento de webmarketing passa por transvasar os objectivos do plano de marketing para a web. Este alinhamento com toda a dimensão tradicional do marketing é fundamental, pois só este torna eficaz o trabalho de marketing dentro da empresa. Uma característica específica do webmarketing é a sua mensurabilidade – assim, devem ser criadas as métricas de sucesso para cada objectivo.

O segundo passo do planeamento de webmarketing passa pela adaptação da estratégia do plano de marketing aos objectivos do webmarketing e pela selecção de meios online para alcançar estes e comunicar da forma mais directa possível ao nosso público-alvo. A web é o único canal de comunicação em que, para além de encontrarmos os nossos potenciais clientes pulverizados em comunidades, categorias de directório e noutras formas micro-segmentadas de presença online, é igualmente o único canal onde cada utilizador manifesta as suas necessidades proactivamente através de ferramentas como motores de busca ou inteligências artificiais.

O terceiro passo do planeamento de webmarketing, e talvez o mais importante, passa pelo estabelecimento de mecanismos de controlo e de procedimentos correctivos. Como em todos os processos dentro da empresa (produtivo, logístico, comercial), também no marketing e particularmente no webmarketing podem ocorrer desvios. Cada desvio deve ser identificado e compensado, utilizando softwares de acompanhamento operacional ou, inclusivamente, as próprias métricas inicialmente criadas, de forma a orientar a comunicação da empresa para os objectivos desejados.

A interacção com outros canais de comunicação, bem como o manancial de informação que cada ano gera para a actividade de marketing, faz com que a importância do webmarketing cresça exponencialmente nos próximos anos – e com ela, a necessidade de profissionais estruturados na WWW.

4 comentários:

  1. Anónimo disse...

    Giro... Mas a parte final deixa-me um pouco à nora - como fazer esse acompanhamento?

  2. Anónimo disse...

    A criação de métricas e o seu acompanhamento através de técnicas como click-mapping, análises CTR ou CPC ou historicos de reacção permitem a identificação de situações de correcção, que devem ser aplicadas de acordo com cada estratégia.

    Mais questões, contacte-me através do linkedin.

  3. Unknown disse...

    Luís, muitas vezes as empresas ainda encaram a presença online como algo marginal e não sentem a necessidade de criar um plano de Internet Marketing. Nestes casos, qual será a melhor abordagem para convencer do valor do Plano de Interner Marketing?

  4. Anónimo disse...

    Há diversos mercados que já consideram o online essencial - casos do imobiliário, turismo ou musica.

    Noutros, como a área industrial por ex., a orientação das competências dos decisores propicia alguma desvalorização da net e do marketing em geral.

    Nestes casos, o que faço é apresentar case studies nacionais ou internacionais dentro do sector que provem que o online, integrado numa estratégia de marketing, pode potenciar o bottom-line do negócio.

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