SEO? SEM? Que nomes estranhos!

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Quando comecei na área de Internet Marketing, nada sabia sobre SEM e SEO. Naturalmente são iniciais que só os profissionais do ramo entendem. Naturalmente...

O SEO significa Search Engine Optimization que tem como objectivo a optimização de resultados nos motores de pesquisa. É uma das várias áreas que o SEM (Search Engine Marketing) aborda.

Curioso não é? Todos queremos estar vísiveis na Internet. Torna-se cada vez mais importante para as empresas usarem este "novo" canal de comunicação para estarem mais próximo dos seus targets.

Acreditem que cada vez mais as pessoas utilizam a Internet vs outros canais tradicionais (TV, rádio e Imprensa). Cada vez mais os internautas procuram informações na Internet a partir dos motores de pesquisa. Torna-se, portanto, crucial assegurar um lugar de destaque nas páginas de resultados naturais dos motores de pesquisa. E é aqui que a técnica SEO entra em acção.

Em Portugal, estima-se que 90% das pesquisas feitas em motores de pesquisas são feitas no Google. Logo aí, é importante, em termos de negócio assegurar um resultado vísivel, um lugar entre os 3 primeiros! Inclusivé, existem estudos internacionais que comprovam que o utilizador, em média, não passa da 1ª página de resultados e que destes apenas clicam nos resultados above the fold (parte do écran visível sem efectuar o scrolling down da página).

O SEO são técnicas que têm como objectivo optimizarem o resultado na lista de resultados naturais nos motores de pesquisa. Volto a frisar a frase resultados naturais. São naturais porque não são pagos, resultam sim de vários factores técnicos que vão desde a pormenores técnicos do site até à popularidade de links do nosso site.

O SEM divide-se em 2 áreas distintas:


  • SEO (Search Engine Optimization),

  • Paid Placement, ou melhor, link patrocinados nos motores de pesquisa.

Este último, é baseado no modelo de negócio Pay per click (PPC) . Na prática os interessados em colocar publicidade pagam um valor para que o seu link patrocinado apareça em certas pesquisas de palavras-chaves nos motores de pesquisa. No Google, por exemplo, trata-se mesmo de um leilão em tempo real, em que aquele que pagar mais garante uma posição de destaque na lista de links patrocinados (presente no lado direito das páginas de resultados). Estamos a falar do Google AdWords.


Cá por casa, temos o Sapo como principal motor de pesquisa nacional, mas aqui o esquema é um pouco diferente, já que o Sapo é um motor de pesquisa indexante.


Em futuros posts tentarei explicar com maior detalhe como utilizar o SEO e o PPC com o destaque que merecem, bem como os motores de pesquisa. Até lá!

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