Site Search - uma funcionalidade importante de um website

, 17/12/08

Tudo o que fazemos ou dizemos e mesmo aquilo que não fazemos ou não dizemos comunica algo.

Não surpreende pois que isto seja também válido para os visitantes do seu site. Todos os dias estão a dizer algo sobre o seu site, sobre os seus produtos e serviços e sobre as intenções deles.


Como? Simplesmente pela forma como pesquisam no site. Mas a questão é, será que está a "ouvir"? Será que consegue "ouvir" o que eles estão a tentar dizer? Não? Então o site search analytics pode ajudá-lo a descobrir.

O Site Search é a pesquisa que se efectua dentro de um específico website. Trata-se de uma informação extremamente rica mas no entanto muitas vezes esquecida pelos gestores de sites, ou por desconhecimento, ou por falta de meios para analisar a informação proveniente desta funcionalidade.

Os consumidores estão cada vez mais exigentes, educados e desejosos para encontrarem aquilo que procuram. Acima de tudo, eles querem encontrar de forma rápida e fácil. De tal forma que hoje em dia não é de estranhar que o visitante quando chega a um site salta rapidamente para a pesquisa interna. Porquê? Pode ser devido a várias razões, desde a uma navegação confusa, um design pouco apelativo ou apenas pura impaciência.

Felizmente, a pesquisa interna oferece aos visitantes uma eficaz e eficiente maneira de encontrar o que procura. Em última análise, ajuda o visitante a ultrapassar uma estrutura de navegação pouco coerente e aumenta a rapidez de sucesso.

Torna-se portanto necessário analisar os dados relativos a esta pesquisa interna, o chamado Site Search Analytics: o processo de analisar os logs associados ao motor de pesquisa do site e analisar toda a informação fornecida para melhorar e implementar alterações no website. Pode parece senso comum, mas muito poucos executam este processo com consistência.Até recentemente, as ferramentas de site search analytics eram de difícil uso e verdade seja dito que a preocupação das empresas em ter um pesquisa interna verdadeiramente útil nos seus sites era praticamente inexistente. Se calhar ainda hoje isso acontece...

Convém realçar que o Site Search Analytics é diferente de "search engine marketing" (SEM), apesar de ambos partilharem aspectos comuns.
Várias empresas praticam SEM. Estas empresas entendem a necessidade de gerar tráfico para os seus sites ao comprarem palavras-chaves no Google e a optimizarem as suas páginas para terem um melhor pagerank. Do ponto de vista do Negócio, a análise feita para decidir que palavras fazem sentido no SEM é muito similar ao site search analytics. Site search analytics reconhece que a pesquisa é mais um problema de negócio do que tecnológico.Mais, esta ferramenta representa um enorme insight para os marketers. Mas para isso tem de existir meios para a analisar a data.

Uma ferramenta óptima para efectuar essa análise é o Google Analytics que ajuda a capitalizar o que os consumidores estão a tentar dizer. A análise destes dados é realmente uma mina de ouro, porque virtualmente permite reconstruir o caminho e os comportamentos que os visitantes realizaram no site. Fornece uma informação rica que pode ser utilizada para aumentar a performance, usabilidade e quem sabe, até conversões no site.

Podemos conhecer o que os visitantes procuram, quais as principais frases que utilizam para pesquisar, permitindo optimizar as páginas para aumentar a conversão e também para saber como o target descreve o produto.

Se o seu site ainda não tem um mecanismo de pesquisa interna, está é uma boa altura para o fazer.

Encontrei esta apresentação no slideshare que ajuda a compreender melhor o impacto do Site Search Analytics. Desfrute!

1 comentários:

  1. Anónimo disse...

    José Carlos, nunca é demais falar deste tema pertinente. Parabéns pela iniciativa!

    Outras sugestões:

    http://www.linkedin.com/groupAnswers?viewQuestionAndAnswers=&gid=968697&discussionID=432142&goback=.anh_968697

    http://www.workvalue.net/centro-conhecimento-artigos-02.php?id=43

Enviar um comentário

GlossyBlue Blogger by Black Quanta. Theme & Icons by N.Design Studio
Entries RSS Comments RSS