Web Eye Tracking Portugal 2008

, 15/12/08

A Work Value publicou o primeiro estudo em Portugal baseado na metodologia de Eye Tracking aplicada na observação dos internautas portugueses perante a sua navegação em sites de Internet.



É a primeira vez que se realiza em Portugal um estudo desta natureza na perspectiva da Web Usability, com o propósito específico de analisar o comportamento visual de utilizadores portugueses, tendo como suporte os sites de comunicação online mais representativos das preferências dos leitores.

Intitulado "Web Eye Tracking Portugal 2008", este trabalho não teve como objectivo aprofundar a temática do comportamento e a forma como as pessoas lêem jornais ou outros meios de comunicação na Internet, mas fazer uso do conhecimento já disponível a favor da realidade do mercado online português, percebendo o que pode ser diferente com os internautas portugueses nas mesmas situações, no sentido de se poder comprovar algumas das conclusões já conhecidas e experimentadas noutros mercados, e descobrir novas tendências de comportamento no uso da Internet em Portugal que possam corresponder a padrões únicos de navegação.

André Zeferino, managing partner da Work Value, salienta: "A metodologia de Eye Tracking aplicada a actividades de marketing tem vindo cada vez mais a despertar a curiosidade do nosso mercado, mas a sua aplicação prática generalizada é ainda muito reduzida, fundamentalmente ao nível da Internet. Embora o mercado já tenha interiorizado um conjunto de conclusões relacionadas com regras de usabilidade e eficácia presencial online, a verdade é que as mesmas foram obtidas através de estudos realizados noutros países e nunca testadas na prática em Portugal.

Era fundamental saber de que forma os utilizadores portugueses se comportariam em situações idênticas."Paralelamente, André Zeferino realça ainda que: "Considerando o volume de estímulos visuais que a Internet origina, é da maior relevância as empresas poderem utilizar ferramentas adequadas para avaliar de que forma esses mesmos estímulos são percepcionados pelos utilizadores online durante a sua experiência de navegação num determinado site".

O que pode encontrar neste estudo?
Este estudo procurou dar resposta a um conjunto de questões relacionadas com a usabilidade e eficácia da publicidade presencial online (banners), nomeadamente:» Existem padrões de comportamento visual entre os internautas portugueses?» Como são lidos os conteúdos?» Os anúncios são realmente vistos?» Qual o seu melhor posicionamento?» Que formatos têm melhor performance?

Este trabalho tem igualmente a missão de difundir o Web Eye Tracking, nomeadamente as suas características e aplicações em projectos relacionados com a usabilidade e desenvolvimento de sites, potenciando a sua melhoria e eficácia em aspectos tão diversos como: Web Design, Arquitectura de conteúdos (gráficos e textuais), Formato e posicionamento de suportes promocionais, Estudos da concorrência, Criação de benchmark, Testar protótipos de sites antes do seu lançamento, Testar novos produtos online, etc.

Para aceder a um exemplar do estudo pode contactar André Zeferino, através do mail@workvalue.net.

Aproveitem esta oportunidade.

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